domingo, 28 de julho de 2013

O singular, porém verdadeiro mundo de Franz Kafka.

Essa semana escolhi dois livros pra concluir, - A metamorfose e O processo - ambos livros de Kafka  e ambos com finais extremamente trágicos, aparentemente eu sou tão sensível que não consegui nem imaginar tais finais, e só passavam pela minha cabeça finais felizes, mas enfim, depois de Kafka com certeza aprendi a imaginar e esperar sempre o pior - o que vier, é lucro -  (risos). 
Ignorando os finais, vamos focar na extensão dos livros, que com certeza nos faz pensar, o primeiro com uma crítica a sociedade e aos comportamentos humanamente desumanos, o segundo com uma crítica ao Direito, ambos com uma veracidade que nos deixa, em parte, deprimidos mas convictos de que se alguém pensa dessa forma, podemos também pensar e talvez fazer algo para mudar essa situação. Ele fala do que nós vivemos, do que esta na frente dos nossos olhos e nós ignoramos.

"Se o mundo da alienação é tão grande em Kafka, a culpa não é de Kafka. A culpa é do mundo." (Theodor Adorno)


A metamorfose - Franz Kafka 

A metamorfose é uma novela escrita, como já foi dito acima, por Franz Kafka onde o seu personagem principal Gregor Samsa - que era caixeiro-viajante e sustentava toda a sua família e passou a viver somente para o trabalho com fim de dar uma vida melhor para seus pais e irmã - acordou, certo dia, transformado num repugnante inseto com um "dorso duro e várias patas". No primeiro momento, sem se dar conta da gravidade da sua metamorfose, Gregor só pensava em se levantar e ir ao trabalho (para o qual já estava atrasado) tentativas que foram frustradas por algum tempo por não conseguir controlar muito bem os seus novos membros. Porém, quando foi visto pelos seus pais, chefe e irmã, Gregor, que era um personagem muito importante para a família, agora era desprezado e tratado como um nada, somente a sua irmã, no início se importava com a sua subsistência, mas isso logo mudou quando a metamorfose atingiu o seio familiar e os pais que já não trabalhavam e a irmã que não tinha nenhuma atividade tiveram que fazer algo para sustentar a casa, que antes era sustentada por Samsa, este, agora se sentia um inútil e era tratado como tal. Como podemos ver, a crítica se encontra na mudança de comportamento da família de Gregor ao ver a sua incapacidade para o trabalho, ao perceber que aquele homem tão importante para eles, agora já não podia sustentá-los e provavelmente os levaria a miséria como uma vez já estiveram. Enfim, não vou me alongar muito, não quero deixar spoilers para quem ainda não leu o livro, mas vou deixar aqui um site onde vocês encontrarão o livro que não é muito extenso e que vale muito a pena ser lido. - http://www.culturabrasil.org/ametamorfose.htm -

Descobri também, um filme, baseado no livro, confesso que ainda não o vi, mas vou deixar aqui caso queiram ver e comentar sobre ele depois. 


O processo - Franz Kafka 


O processo é um romance também escrito por Kafka e conta a história de Josef K. um gerente de banco que acorda, certo dia, esperando ir ao trabalho, e é barrado em sua própria casa, por dois guardas que anunciam sua prisão, prisão essa que durou pouco tempo, K. foi logo liberado e levado ao banco, o que chama a atenção nesse livro, é que nem o narrador, nem o personagem sabem o porque dessa prisão, o motivo que levou K. a ser processado, e assim é até o final do livro. Outro ponto interessante, é a conformidade com os parâmetros reais do Direito atual  - muitas pessoa vão dizer que não, mas é exatamente assim, não deveria, mas é - uma Lei inacessível, corrupções, funcionários indignos etc. É claro, que no livro existem absurdos que atualmente são incabíveis, e impossíveis de acontecer, chego a considerar loucura tais acontecimentos e tais fatos. Mas mais uma vez não vou me alongar e arriscar falar demais, então, da mesma forma, vou deixar aqui o link onde encontrarão o livro e poderão tirar suas próprias conclusões http://www.cos.ufrj.br/~alfredo/classnotes/LUIS%20ALFREDO%20%20Franz%20Kafka%20O%20Processo.pdf

Descobri, da mesma forma que no primeiro, o filme baseado no livro O processo que, também da mesma forma, ainda não vi, mas pretendo ver o mais rápido possível, vou deixar aqui para quem quiser ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário